June 25, 2020

Please reload

Posts Recentes

Enfrentando a pandemia com criatividade, cuidados e diversão

September 18, 2020

 

A pandemia do coronavírus mudou a rotina de todos e na Associação Beneficente Casa de Amparo Mão de Deus não foi diferente. Com as visitas suspensas por tempo indeterminado e o distanciamento físico de amigos e familiares, a administração da ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) e seus funcionários têm usado a criatividade e os recursos disponíveis para adaptar as atividades e seguir oferecendo um ambiente saudável, seguro e estimulante aos idosos. 

A Casa de Amparo já é conhecida por oferecer uma estrutura completa aos institucionalizados de todos os níveis de dependência, acolhendo idosos em situação de risco social. 

Através do Projeto Envelhecimento Jovem, executado desde 2013 com financiamento do Fundo Municipal do Idoso de Montenegro, o Mão de Deus conta com o apoio de empresas socialmente responsáveis para contratação de profissionais das áreas de Fisioterapia, Artesanato, Psicologia, Medicina, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, Informática, Música e Dança, Jardinagem e Assistência Social. 

Com a pandemia, as atividades desenvolvidas por esses profissionais foram totalmente adaptadas, acontecendo de forma individual e não mais em grupo, para que os idosos se mantenham ativos e recebam todo o suporte necessário para manutenção de sua saúde física e mental, com os cuidados necessários para prevenção da Covid-19. 

A ausência dos familiares tem sido amenizada através de ligações por vídeos, feitas a partir dos celulares da instituição, por meio de aplicativos, em horários pré-determinados, para que sempre haja um funcionário acompanhando a comunicação e auxiliando no manuseio dos equipamentos eletrônicos. 

As aulas de música e dança seguem sendo realizadas, devidamente reorganizadas, para que professora e idosos se mantenham em distanciamento seguro, mas não deixem de praticar a atividade, que traz tantos momentos de alegria e descontração para todos. As oficinas de artesanato e arteterapia também têm sido feitas de forma individual e segura, promovendo a confecção de itens de decoração para datas importantes e a prática de trabalhos manuais, estimulando a coordenação e senso de participação dos idosos. Nas ocasiões em que são comemoradas datas especiais e os aniversários do trimestre, normalmente, o Mão de Deus recebia familiares, amigos e voluntários para animar os eventos.

Com a obrigatoriedade do distanciamento e suspensão das visitas, as festas têm sido feitas somente com o público interno, mas com direito a intervenções artísticas como teatro e dança, organizados pelos profissionais da instituição, que orientam e auxiliam os idosos no desenvolvimento de personagens, cenários e figurinos. 

Eventualmente, mesmo em dias sem comemorações ou eventos, a equipe coordenada pela nutricionista da casa prepara lanches diferentes para servir aos vovôs, como forma de carinho e conforto, em uma época tão atípica que está sendo vivenciada no mundo inteiro. Através do Fundo Nacional do Idoso - Projeto Envelhecimento Ativo e Digno, termo de fomento 888110/2019/MDH, foram adquiridos equipamentos novos para as sessões de fisioterapia e óculos de realidade virtual, para as Oficinas de Inclusão Digital, orientadas por um profissional de informática. 

Os óculos de realidade virtual têm sido uma alternativa para que os institucionalizados possam “passear” em segurança, sem sair da estrutura da Casa de Amparo, conhecendo pontos turísticos pelo mundo afora. O equipamento também é utilizado para que os idosos participem de jogos eletrônicos interativos, como boliche, por exemplo, trabalhando sua mobilidade e fortalecimento muscular, sempre acompanhados do profissional de informática e, no caso dos jogos com movimentação física, do fisioterapeuta da ILPI. 

As sessões de fisioterapia, devidamente adaptadas para o atendimento individual, contam com novos equipamentos, capazes de promover a saúde e o bem-estar dos idosos de diversas formas, independentemente de suas condições físicas.

 

Bicicleta ergométrica horizontal 

De fácil uso e manuseio, a bicicleta ergométrica horizontal auxilia no fortalecimento da musculatura das pernas, na mobilidade de membros inferiores, estimula o retorno venoso e a perda de peso, com cargas reguláveis e assento ergonômico, confortável para os idosos. É indicada para os institucionalizados que possuem boa mobilidade para manter-se sobre o aparelho e pedalar. 

 

Barras paralelas 

O equipamento tem uma estrutura de passarela, com a base antiderrapante e barras para apoio das mãos. 

É indicado para treino de marcha, para os idosos com dificuldade de deambulação, facilitando a locomoção. Pode ser usado por institucionalizados que tenham, pelo menos, um grau de força, para se manterem em pé.

 

Poltrona de massagem expressa 

Apta a fazer 3 tipos de massagem: revigorante, relaxamento e alongamento, a poltrona possui um sistema de airbags, que serve para realizar a função de drenagem linfática para membros inferiores e superiores. A massagem pode ser realizada de forma direcionada, por partes do corpo. Ela é indicada para o tratamento de dores e edemas em membros inferiores e superiores. O equipamento ainda possui um sistema de aquecimento, que serve para relaxamento dos músculos. 

 

CPM 

Aparelho para mobilização contínua passiva, usado em idosos acamados, evitando o atrofiamento e deteriorização articular de membros paralisados por doenças, algum tipo de sequela ou dificuldade de movimentação. As medidas preventivas da fisioterapia se resumem em mobilização passiva e ativa, trabalho isométrico, início precoce do tratamento de fisioterapia, prevenção do edema e movimentação passiva contínua (MPAS). O equipamento é encaixado na cama, evitando que o idosos se desloque para realizar a sessão. 

 

Cadillac para pilates 

O Cadillac é um equipamento para a prática de exercícios de pilates desenvolvido por Joseph Pilates, com o objetivo de reabilitar os pacientes acamados. Ele é semelhante a uma mesa, sendo composto por barra de apoio, barra de roll down, trapézio, alças, cintos de segurança e molas de aço carbono. Este tipo de equipamento é ideal para pessoas que possuem mobilidade reduzida, mas pode ser utilizado por qualquer tipo de público. Com o Cadillac é possível praticar mais de 80 tipos de exercícios diferentes, trabalhando com os músculos, o que auxilia na flexibilidade, no fortalecimento de ombros e costas e no alongamento do corpo. 

 

Laserterapia de baixa intensidade 

Aparelho utilizado nas sessões de fisioterapia, indicado para cicatrização de tecidos, como úlceras de pressão (escaras), outros tipos de feridas e manchas. Também é ideal para estimular a regeneração do tecido muscular, com efeito antiinflamatório para tromboses, edemas e feridas pós-operatórias. Na estética, é usado para redução da perda capilar,

tratamento de rugas e regeneração de pele. Na área dermatofuncional, trata problemas como fungos nos pés e mãos. 

 

Ultrassom terapêutico 

É utilizado para tratamentos de reabilitação física dos idosos. A energia ultrassônica é um dos recursos da eletroterapia mais utilizados na prática clínica do fisioterapeuta, com os objetivos de diminuir a dor, atenuar os efeitos da inflamação e auxiliar na regeneração tecidual. É indicado para traumatismos do tecido ósseo, de articulações e músculos, luxações, fraturas processos inflamatórios agudos e crônicos, cicatrizações de feridas e muitos outros casos. 

 

Além da equipe multidisciplinar de profissionais, da equipe de serviços de apoio e da equipe de cuidadoras, que atendem os idosos com dedicação e profissionalismo, os equipamentos e a estrutura da Casa de Amparo Mão de Deus proporcionam um ambiente adequado e acolhedor a todos os institucionalizados. Mas o carinho e o comprometimento que todos os envolvidos nos atendimentos demonstram, especialmente em tempos desafiadores como o que toda a humanidade vem enfrentando, são determinantes para que os idosos não se sintam desamparados frente à necessidade do distanciamento social. 

 

**Para prevenção dos idosos e dos profissionais que atendem na Casa de Amparo, todos os materiais utilizados durante os atendimentos são de uso interno e exclusivo da instituição e são higienizados com álcool 70% nos intervalos e ao final das práticas, antes de serem guardados.** 

 

Conheça o Projeto Envelhecimento Jovem 

O princípio básico do Projeto Envelhecimento Jovem é a preocupação em repensar a velhice como uma etapa de vida que deve ser valorizada, com práticas e ações necessárias para a evolução sobre o conceito do envelhecimento na contemporaneidade. O projeto é executado desde 2013 pela Associação Beneficente Casa de Amparo Mão de Deus, que se preocupa e se esforça para poder dar um atendimento digno e humano aos seus abrigados, priorizando a busca da efetivação dos direitos à vida, à saúde, à cultura, ao esporte, ao lazer, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária dos idosos.

 

Como funciona e como doar

 

O Projeto Envelhecimento Jovem é executado com financiamento através do Fundo Municipal do Idoso de Montenegro. 

As doações ao projeto possuem dedução fiscal do Imposto de Renda (IR) para as empresas de lucro real e para as pessoas físicas que declaram seu IR no modelo completo. As pessoas físicas que contribuírem com o projeto poderão deduzir até 6% do IR devido, enquanto as pessoas jurídicas poderão deduzir até 1% do IR devido, tendo 100% de dedução do valor doado, obedecidos esses limites. 

 

Os doadores recuperam 100% do valor doado, abatendo-se tal valor do imposto a pagar. As pessoas físicas também podem utilizar o incentivo fiscal para aumentar o valor do imposto a restituir. 

Para as empresas, a dedução do IR ao Fundo do Idoso é considerada isoladamente, não se submetendo a limite em conjunto com outras deduções do imposto, como as demais leis de incentivo fiscal (cultura, esporte, criança e adolescente, Pronon e Pronas). A doação é realizada diretamente na conta bancária do Fundo Municipal do Idoso, que depois repassa os valores ao projeto da instituição. 

 

A instituição presta contas regularmente dos recursos recebidos, com ampla transparência das ações realizadas. 

 

Contato: 51 3179 1996

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Siga
Please reload

Arquivo