Eleições disputadas

Durante os meses de outubro e novembro, nas Oficinas de Arte da Professora Márcia Schuster e com o auxílio da fonoaudióloga Paula Kleinschmitt, foram realizadas atividades relacionadas às eleições. A ideia surgiu devido à curiosidade dos institucionalizados em relação à campanha política para eleições municipais em Montenegro. Para integrá-los a este cenário, mantendo a segurança durante a pandemia, foi criada uma campanha própria, com candidatos locais.

Nas aulas de artes, foram definidos os partidos e candidatos, além da confecção dos santinhos e demais materiais de campanha. Nos atendimentos de fonoaudiologia, os candidatos trabalharam a estimulação da linguagem oral, a voz - com técnicas de aquecimento e dicção, bem como o estímulo da memória e do raciocínio - para se prepararem para os discursos e debates.

Os partidos criados foram o da Liberdade e o da Inteligência, com candidatos a prefeito, vice e vereadores, todos idosos da Casa de Amparo.

Pelo Partido da Liberdade, concorreram a prefeito e vice Constante de Freitas Xavier e Lídia da Rosa Pereira e pelo partido da Inteligência, foram candidatos Carlos Müller e Reni Müller, prefeito e vice, respectivamente. Para vereador, tivemos 6 candidatos: Adão Martins da Rosa, Décio Sangali, Maria Olímpia da Silva, Maria Aldina Mello da Rosa, Olinda Rauschkold e Rosa Dias Delmorá.

A eleição aconteceu no dia 12/11/2020, com direito a discurso dos candidatos, com propostas consistentes, como melhorias dos espaços da Casa de Amparo, compra de um microônibus para passeio dos idosos e aumento de remuneração dos funcionários e profissionais que atendem na instituição. No dia do evento, todos ganharam um lanche especial no meio da manhã e após o almoço, uma sobremesa diferente: picolés.

Pela diferença de apenas um voto, os candidatos do Partido da Inteligência, Carlos e Reni Müller, que são um casal, foram eleitos. O candidato da oposição, Sr. Constante, não foi eleito, mas foi convidado a assumir o cargo de Diretor da Fazenda.

Todos os vereadores foram aprovados e formarão a base de governo liderada pelo casal Müller.

Todos adoraram a atividade, que foi realizada de forma amistosa entre os candidatos, com direito a debates contundentes e cheios de propostas viáveis.

Segundo a arteterapeuta Márcia Schuster, essas atividades expressivas trabalham o desenvolvimento da resiliência nos idosos, atuando como instrumentos preventivos, educativos e terapêuticos, estimulando a expressão de diversas formas e valorizando o envelhecimento saudável e digno.





Posts Recentes
Arquivo
Siga